14/09/2016 08:09

Trabalho de supervisora do PIBID Biologia da UEFS é premiado nacionalmente

O pôster “Práticas pedagógicas exitosas em Fisiologia Humana na Escola: um olhar do Professor Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)”, apresentado pela professora Saladina Amoedo Athayde, foi laureado com Menção Honrosa durante o XXXI Congresso Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE 2016). Saladina Amoedo que é professora da Rede Estadual de Educação, bióloga e supervisora bolsista do Pibid Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), expôs o trabalho no Congresso realizado entre os dias 29 agosto e 01 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).
De acordo com a professora doutora Érica Maria Granjeiro, coordenadora de área do Pibid Biologia da Uefs, o trabalho, desenvolvido no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM), em Feira de Santana (BA), relata uma experiência envolvendo a utilização de Metodologias Inovadoras de Ensino na Área de Fisiologia Humana, por meio da integração entre Universidade e Educação Básica, alcançando centenas de alunos, tanto da rede pública estadual quanto bolsistas de iniciação à docência do curso de Biologia da Uefs. "O prêmio destaca um projeto pedagógico de muita qualidade, focado na renovação de práticas educativas, para a formação inicial e continuada de professores", salienta.

O XXXI Congresso Anual da FeSBE reuniu educadores e pesquisadores com ampla experiência na área de Ensino de Fisiologia. Além de representantes do Brasil, o evento contou também com a participação de pesquisadores de diferentes países, incluindo Chile, Estados Unidos e Canadá.

Outros cinco trabalhos da Uefs foram apresentados no evento, dentre eles a conferência “Ensino e divulgação da Fisiologia na Educação Básica: uma proposta inovadora de articulação entre Universidade e Escola do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência", proferida pela professora Érica Granjeiro, e o pôster “Construção de um modelo didático no Ensino Médio: uma abordagem sobre a Fisiologia do Sistema Nervoso”, vinculado ao Pibid Biologia Capes/Uefs e desenvolvido no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, também em Feira de Santana.

Fonte: UEFS