• Imagem de cabeçalho do site do DCBIO

Pós-Graduação

Programa de Pós-graduação em Botânica (PPGBot)

botanica

O Programa de Pós-graduação em Botânica (PPGBot) foi criado em 2000 pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Departamento de Ciências Biológicas, juntamente com o Royal Botanic Gardens (de Kew, Inglaterra). O PPGBot tem como objetivo formar e aperfeiçoar pessoal para a pesquisa e ensino de Botânica, produzindo conhecimento sistemático sobre a flora e os recursos vegetais com ênfase na Região Nordeste e contribuindo para a preservação dos ecossistemas regionais.

Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)


kkkk

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) compreende os níveis de Mestrado e Doutorado, com sede na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e com a participação de professores/pesquisadores de outras instituições baianas de ensino e pesquisa tanto federais (CPqGM/FIOCRUZ-BA e UFBA) como estaduais (UESC). O PPGBiotec objetiva formar mestres e doutores para atuar no ensino universitário (graduação e pós-graduação), como pesquisadores ativos e empresários na área de Biotecnologia.

Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (PPGRGV)


O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (PPGRGV) nasce a partir das experiências acumuladas de trabalhos integrados de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF).
O PPGRGV objetiva desenvolver tecnologias que visam a identificação, caracterização, conservação, melhoramento e utilização sustentável de recursos genéticos vegetais do semiárido brasileiro, formando mestres aptos a atuarem nas Universidades e Centros de Pesquisa voltados para o estudo dos recursos genéticos vegetais. Assim, o foco do PPGRGV é a formação de recursos humanos capazes de manejar a grande variabilidade existente na região, em espécies nativas e exóticas, de modo a conduzir a exploração e domesticação destes recursos para diversos fins, tais como farmacêuticos industriais, alimentícios e ornamentais.

Programa de Pós Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEcoEvol)


O Programa de Evolução e ecologia da Universidade Estadual de Feira de Santana foi recomendado pela CAPES em 2008 e em 2013 atingiu conceito 4. O PPGEcoEvol contempla o nível de mestrado e tem como principal objetivo formar profissionais altamente qualificados com treinamento tanto para o ensino, quanto para a pesquisa científica. Os trabalhos desenvolvidos no programa contemplam estudos de sistemática, evolução e biologia animal, etnozoologia, interações animal-planta, ecologia comportamental e ecologia de populações e comunidades. Os discentes são estimulados a produzirem tanto trabalhos com forte enfoque no desenvolvimento teórico, quanto trabalhos mais aplicados que podem subsidiar ações e políticas públicas para a o desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade.

Especialização em Biologia Celular


A Pós-Graduação lato sensu em Biologia Celular da UEFS tem como principal objetivo o aprimoramento acadêmico e profissional, contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível científico de profissionais graduados para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas em biologia celular e áreas afins.

O curso proporcionará aos futuros especialistas conhecimentos multidisciplinares e abrangentes, através da discussão de artigos científicos, desenvolvimento de projetos de pesquisa, análise de experimentos e elaboração de monografias e artigos científicos, possibilitando uma visão crítica de diferentes temas dentro da biologia celular.
Recomendar esta página via e-mail: